As missas ofertadas por São Nicolau de Tolentino elevaram ao céu inúmeras almas do purgatório que clamavam por ajuda

A Visão do Frei Peregrino de Osimo

Enquanto residia no convento de Pesaro, Nicolau de Tolentino teve uma experiência mística que marcaria sua trajetória como o "Protetor das Almas do Purgatório". Certa noite, enquanto descansava após uma longa vigília de oração, Nicolau ouviu uma voz angustiada que o chamava pelo nome. Ao perguntar quem falava, a figura revelou-se como Frei Peregrino de Osimo, um antigo companheiro de ordem e amigo de Nicolau, já falecido. 

Peregrino descreveu os sofrimentos intensos que atravessava no Purgatório e implorou que Nicolau celebrasse uma Santa Missa de réquiem por ele, para que pudesse ser libertado de suas penas.

O Dilema entre a Obediência e a Visão das Almas Sofredoras

Nicolau, movido por profunda compaixão, hesitou inicialmente. Ele explicou ao falecido que não tinha autorização para alterar as missas programadas, pois estava encarregado da missa conventual daquela semana. Peregrino, então, levou Nicolau em espírito até o alto de uma montanha. Lá, o santo viu uma multidão imensa de almas sob uma planície em estado de purificação, todas sofrendo e esperando pelo auxílio das orações dos vivos. Diante daquela cena desoladora, Nicolau procurou seu superior, contou o ocorrido e obteve a permissão extraordinária para celebrar as missas de sufrágio pelas almas durante sete dias consecutivos.

O Triunfo e a Libertação das Almas

Após uma semana de jejuns rigorosos, orações incessantes e a celebração diária do sacrifício eucarístico, Frei Peregrino reapareceu a Nicolau. 

Desta vez, ele não estava mais em sofrimento, mas resplandecente de glória, envolto em uma luz celestial. Ele agradeceu a Nicolau, afirmando que não apenas ele, mas uma multidão de almas que Nicolau vira na planície haviam sido libertadas e estavam entrando no Paraíso. 

Esse evento consolidou a devoção de São Nicolau de Tolentino como o padroeiro das almas do purgatório, sendo o motivo pelo qual, em muitas de suas representações iconográficas, ele aparece segurando uma estrela ou cercado por almas que ascendem ao céu. Também foi através desta ação do santo que surgiu o septenário de Missas pelos fiéis defuntos de São Nicolau de Tolentino.

Oração de São Nicolau de Tolentino pelas Almas do Purgatório

"Oh! glorioso Taumaturgo e Protetor das almas do purgatório, São Nicolau de Tolentino. Com todo o afeto de minha alma te rogo que interponhas tua poderosa intercessão em favor dessas almas benditas, em especial da alma que vos peço... (faça o pedido para alma),conseguindo da Divina Clemência a remissão de todos os seus delitos e suas penas, para que saindo daquele tenebroso cárcere de dores, possam ter no céu a visão beatífica de Deus. E a mim, teu devoto servo, alcançai-me, oh! grande santo!, a mais viva compaixão e a mais ardente caridade daquelas almas queridas.”

Amém.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós. 

São Nicolau de Tolentino, rogai pelas Santas e Benditas Almas do Purgatório.

Referências: Canal dos Santos Anjos, Revista Arautos do Evangelho, TV Nossa Senhora de FátimaExpedição 19