De forma geral as pessoas desconhecem os dons extraordinários que o Criador concedeu aos animais, incluindo os de estimação. Sabia que um cachorro têm cerca de 220 milhões de células olfativas enquanto os humanos possuem apenas 5 milhões em média? É tão apurado, que conseguem saber se um cheiro vem da esquerda ou direita, em uma distância de 1,5 km e até mesmo detectar emoções dos seus donos, ao sentir o cheiro de seus hormônios. O olfato dos caninos é um grande milagre da criação Divina e de grande utilidade tanto para os próprios cachorros quanto para os seres humanos!!!
Cientes deste poder canino, a polícia treina algumas raças de cachorros para localizarem, através de seus olfatos, sobreviventes em desastres ou pessoas escondidas. Foi o que aconteceu neste caso em uma visita do Papa aos EUA em 1995. Ao passar pela cidade de Baltimore, ele decidiu naquele momento se dirigir à capela do Santíssimo Sacramento.
Em situações como essa, a polícia que escolta o santo padre tem a rotina de vistoriar todo o local antes dele entrar, para evitar qualquer tipo de problema por alguém que possa estar escondido. Levavam, então, cães farejadores treinados para encontrar pessoas em catástrofes naturais e desabamentos (ou seja, que podem estar metros abaixo de escombros sem que ninguém saiba).
Soltaram os cães na Capela. Passavam os focinhos em cada canto e possíveis esconderijos, sem reações. Finalmente, chegaram em frente ao Sacrário.... O que aconteceu é fascinante:
Os cães ficaram parados em posição de alerta, com olhares fixos ao Sacrário. Ainda faziam grunhidos conforme sentiam o cheiro constante que vinha daquele local, se recusando a sair dali. Para os animais, há alguém vivo ali, escondido! Tudo conforme o treinamento que receberam para fazerem ao localizarem sobreviventes em escombros.
Nós católicos sabemos o que os cães encontraram: Jesus vivo e ressuscitado em Carne e Sangue na Eucaristia, dentro do Sacrário! Os bichinhos somente saíram da posição de alerta quando os policiais lhes deram uma ordem específica para isso.
Os animais são criaturas de Deus inocentes e fascinantes. Sua própria existência O bendizem e Lhe dão glória, mesmo sendo incapazes de compreendê-Lo (Cf. Dn 3, 79-81 ).
Referências: APOSTOLADO CATECISMO DA IGREJA CATOLICA. VEM SENHOR JESUS. A HORA CATÓLICA. ARQUIDIOCESE DE SOROCABA. CARINHA DE BICHO. PATAS DA CASA. BITCÃO.